quarta-feira, 18 de novembro de 2015

[VIDEO] usar ou evitar petrolatos e parabenos nos cabelos?


O assunto é um pouco polemico, porem importante: usar ou não usar produtos que contem petrolatos e parabenos?

Minha intenção não é dizer se vocês devem ou não usar esses produtos. Eu vou passar as informações, explicar direitinho sobre esse componente, e aí vocês decidem se vale a pena ou não. O legal é ter a informação sobre tudo que a gente usa no cabelo, né?

O que são os parabenos?
são utilizados como conservantes e também são muito baratos pras empresas. Então é encontrado em muitos produtos de farmácia e supermercados. Se vocês pesquisarem um pouquinho, ja vão ver que pra saúde ele não é bom. Faz mal é se usado em grande quantidade, mas pense comigo: um pouco no shampoo, um pouco na mascara, um pouco no creme pra pele, um pouco no desodorante.. vira um montão, né?

Gente, eu não tô dizendo pra vocês virarem as loucas dos rótulos e saírem jogando tudo fora. Mas eu penso assim: a partir do momento que eu sei que o produto não me acrescenta em nada, não trás benefícios pra minha saúde, nos próximos vou tomar cuidado ao comprar, né?!

Os parabenos são conservantes agressivos. Eu peguei alguns produtos pra avaliar e vi que em alguns, tem 3 ou 4 tipos de parabenos (em um único produto) ou seja, as vezes tem mais conservante do que qualquer outro composto.



Já existem muitas marcas que estão eliminando os parabenos das composições. Muitas estão usando como marketing nos rótulos "parabeno free" ou "livre de parabenos". A questão é: existem produtos livres dessa composição, porém são mais caros. O que vocês acham mais fácil: as empresas aumentarem seus custos ou colocar nossa saúde em risco?!

Vocês percebem que as letras dos rótulos são minusculas? Na frente tem o nome grandão e na composição a gente quase não consegue ler. Porque se puder dificultar, melhor né? hehe

O que são os Petrolatos?
Pra quem nunca ouviu falar, os petrolatos são componentes derivados do petróleo. Normalmente são encontrados em mascaras de tratamento, condicionadores, leave in, produtos pra pele, entre outros. Encontramos também como "óleo mineral" "parafina liquida" "vaselina liquida".

O que os petrolatos fazem?
As industrias utilizam esse componente, pra dar emoliência aos fios, ou seja, deixa o cabelo macio. E por ter um baixo custo; é mais barato e efeito de tratamento quase que instantâneo. Mas só "efeito". Porque os petrolatos funcionam como uma MAQUIAGEM. Ele da efeito imediato, porém, complicações a longo prazo.

Ele dá a impressão de cabelo saudável e bem cuidado, então é logico que você vai usar aquela mascara novamente, certo?

O problema é que eles não são solúveis em água, ou seja, não saem completamente dos fios, o que causa um efeito acumulativo e que com o tempo, deixa os fios ressecados.

Por que? Porque como eles não tem o poder de hidratar e nem nutrir, o cabelo fica apenas com a aparência saudável, mas quando você lavar, ele volta a ser o que era antes; ou pior.

Como ele é acumulativo, a médio ou longo prazo, vai entupindo o folículo piloso e prejudica até o crescimento. Além disso, os petrolatos formam uma película "protetora" (como se fosse uma camisinha. Mais ou menos como tambem funciona o formol) e impede que entre agua, nutrientes, vitaminas, ou seja, tudo que você usa como tratamento, ele bloqueia, e com isso os fios ficam fracos e quebram.

Aí as empresas dizem: "Esse produto é maravilhoso. Forma um filme protetor nos fios que protege contra agressões externas"

Ahaaam, seeei.

Mas aí vem a pergunta que não quer calar: Bruna, e a mascara que tenho aqui, vou ter que jogar fora? Não. Não tem necessidade. Eu tambem tenho mascara que contem petrolato na composição. O mal que ele faz, é a utilização frequente. O meu conselho é: se for usar, use com um prazo mais longo, por exemplo de 15 em 15 dias, ou 1x por mes.

Vale a pena usar?
Depende. Se seu cabelo realmente estiver precisando de tratamento, não vale a pena. Porque vai maquiar e impedir a ação dos produtos de tratamento.  Agora se seu cabelo está saudável e bonito, use, mas sem exagero.

Como remover dos fios?
Os shampoos anti-residuos podem tirar, porém, não aconselho por ser muito agressivo aos fios. O pH é alcalino e isso faz as cuticulas abrirem muito, e isso resseca bastante. O conselho que dou é usar um shampoo transparente, neutro, tipo aqueles pra bebê, pelomenos 1 x por semana (e em seguida hidratar, claro)

Olha o X da questão: se você usar petrolatos, vai ter que usar um shampoo forte pra tirar, com isso, você pode ressecar mais os fios. Se não usar o shampoo forte, os petrolatos vão continuar nos fios, atrapalhando a saúde. Então por isso eu disse no começo do post que vocês iriam decidir se vale apena usar ou não esse componente.

Quando a gente começa usar produtos que não contem esses componentes, a gente percebe que o cabelo fica bem melhor, bem mais saudável e mais bonito.

A gente reclama que o cabelo ta ruim, mas na maioria das vezes é culpa  nossa, que não lemos o rotulo.

Então é isso, fica aqui meu alerta pra sempre prestarem atenção nos rótulos dos produtos. É um direito nosso, saber o que a gente ta usando nos nossos fios.

Assistam ao video:



Siga o Eu uso e adoro nas redes sociais
 Instagram  Facebook  Meus Trabalhos • Google+ 

2 comentários :

  1. Bacana o post! Você poderia falar também sobre no/low poo que é bem bacana e tem tudo a ver com o seu conteúdo! :)

    ResponderExcluir
  2. Eu estou fazendo a técnica low poo e estou achando que meu cabelo melhorou 80%. ainda em processo.
    Sou colorida e pinto o cabelo todo mês, então é bom usar produtos que não agridam tanto o cabelo. O que faço é, um dia antes de pintar, aplico o antiresiduos, para retirar qualquer coisa que tenha ficado.

    Beijoks

    www.atesemsalto.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...