sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Quanto tempo demora para o cabelo ficar saudável + Cronograma Capilar

Cabelo saudável e ressecado elastico

Pois é gente, fazer luzes, progressivas, ficar gatona, tudo isso é maravilhoso né? Mas ficar com cabelo "detonado" ninguém quer, rs. Por isso sempre bato na mesma tecla: prevenir para não remediar.

Cada dia que passa fica mais difícil pras mulheres se dedicarem aos cabelos por falta de tempo. Mas acredito que com um pouquinho de esforço da sim pra reservar um horário no dia, nem que seja naquele domingão preguiçoso, 30 minutinhos basta. As que tem preguiça digo uma coisa: depois vão se arrepender.

Quem busca efeitos imediatos pode se frustrar, porque dependendo do dano, a coisa é demorada. E justamente porque é demorada é que sempre aconselho cuidar do cabelo e não se acabar nas químicas. No caso de um corte químico, por exemplo, o cabelo pode levar até 2 anos pra se recuperar e passar dois anos com o cabelo detonado acaba com autoestima de qualquer mulher.

Seu cabelo vai precisar de tempo pra melhorar, e nesse tempo você vai precisar fazer duas coisas: suspender as químicas e estabelecer uma rotina de tratamentos.

Se o cabelo estragou por causa de um alisamento ou progressiva, esqueça a química até que o cabelo melhore e não caia na cilada de fazer “selagem”, que na maioria das vezes não passa de progressiva disfarçada, achando que isso vai melhorar o cabelo porque não vai.

É importante identificar o que o cabelo precisa, aí é só montar um cronograma capilar e seguir direitinho. Aos poucos o cabelo vai melhorando, mas o tratamento não pode ser rompido, porque aí o cabelo piora novamente, e aviso isso porque muita gente se anima quando vê o cabelo bonito de novo e para o tratamento, o que nunca dá certo!


Cronograma capilar
É composto de três fases: Hidratação, Nutrição e Reconstrução que entrarão numa rotina de cuidados semanais com três lavagens dando pausas de 2 a 3 dias entre os tratamentos.

Pra fazer isso você vai precisar saber do que seu cabelo mais precisa, porque cada cabelo é uma sentença e não dá pra montar um cronograma com base em “achismos”.

Fato: todo cabelo precisa de tudo, o que vai mudar é a intensidade dessa necessidade. Uma coisa é certa: todos os cabelos precisam de hidratação! Alguns precisam de mais reconstrução, outros precisam de mais nutrição, e as necessidades podem mudar, então é importante ficar atenta ao que o cabelo precisa, porque só assim ele vai ficar saudável.

Assim, como cada cabelo possui necessidades diferentes, não dá pra criar um cronograma fixo porque é furada. O que é  remédio pra o cabelo da amiga pode ser veneno pro seu.

Então... você pode usar uma máscara top de linha, pode fazer tratamentos caríssimos, mas se não der ao seu cabelo o que ele precisa, não vai adiantar.

Explicando: se uma pessoa está com sede (precisa de hidratação) e você oferece um churrasco (reposição de proteínas), ela vai continuar com sede, certo? Com o cabelo é a mesma coisa!

As necessidades do cabelo variam com o passar do tempo, então se o cabelo não reponde mais tão bem a uma máscara é porque ele não precisa tanto dela como antes, e aí é preciso refazer as três etapas pra identificar do que o cabelo passou a precisar. Ou seja, o “trabalho” é constante porque as necessidades mudam de tempos em tempos.

Pra entender basta saber qual é a “composição” do cabelo.  O cabelo é composto basicamente por:

90% (em média) de queratina, uma proteína que possui 18 aminoácidos em sua estrutura (etapa de reconstrução)
8% de lipídeos, água, glicogênio, pentoses e ácido glutâmico (etapa de hidratação e nutrição)
2% de minerais

Um questionamento comum: se tem mais queratina, tenho que caprichar na reconstrução porque ela é a mais importante? Não. Você tem que caprichar no que o seu cabelo precisa e todas as etapas são igualmente importantes!

Exemplificando: cimento é essencial pra construir uma parede, né? Mas sem a água não tem como fazer com que o cimento “segure” os blocos, e aí não tem como a “parede” existir, certo? Com o cabelo é a mesma coisa, e se você não hidratar e nutrir os fios ficarão porosos, frágeis e quebradiços porque não tem água e óleo pra “fazer a massa”.

No próximo post explico como fazer o cronograma capilar e quais produtos usar. Beijos!

Siga o Eu uso e adoro nas redes sociais
 Instagram  Facebook  Meus Trabalhos • Google+ 

14 comentários :

  1. Excelente post, bem esclarecedor.
    Quando o cabelo está muito danificado acho uma opção legal usar o aplique tic tac pra disfarçar. Ele não danifica o cabelo, é fácil de usar e dá um efeito bem bonito.
    Nessa loja tem alguns apliques bem lindos http://www.donachique.com.br/tic-tac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ideia de jerico... quando o cabelo tá danificado tem é q tratar! Ficar usando peruca... melhor raspar logo a cabeça... Vendedores e suas 'sugestões'...

      Excluir
  2. Pelo que entendi os apliques sao para disfarçar enquanto vc faz o tratamento e nao para vc deixar de cuidar dos cabelos e usar so aplique

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. NÃO SE USA APLIQUE NEM NADA, quando o cabelo está danificado. Os apliques danificam mais ainda.
    É melhor, e MAIS BARATO, usar lencinhos e chapéis quando o cabelo estiver num dia muito ruim.
    Mesmo porque, conheci pessoas que quase ficaram carecas por causa dessas "brincadeiras de aumentar cabelo!"

    ResponderExcluir
  5. NÃO SE USA APLIQUE NEM NADA, quando o cabelo está danificado. Os apliques danificam mais ainda.
    É melhor, e MAIS BARATO, usar lencinhos e chapéis quando o cabelo estiver num dia muito ruim.
    Mesmo porque, conheci pessoas que quase ficaram carecas por causa dessas "brincadeiras de aumentar cabelo!"

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. como sei o quão danificado meu cabelo está? Uso chapinha a alguns anos apenas hidratando o cabelo e parei para tentar deixá-lo saudável. Percebo que há elasticidade e ressecamento, mas não de uma maneira uniforme, isto é, em todo o cabelo na mesma proporção... Acabo, por fim, amedrontada em fazer muitas reconstruções e danificá-lo ainda mais...

    ResponderExcluir
  8. Olá querida acabo de descobrir vc no YouTube e adorei! Vi sinceridade nos seus posts! Sou amazonense e minha linda e maravilhosa terra q amo é quente e úmida. Agora imagina como fica meu cabelinho ne? A propósito meu último procedimento foi selagem e pelo q vc explicou nada mais é do que uma progressiva,q também já tinha feito! Agora vou seguir os passos q vc indicou. Me deseje sorte minha mais nova amiga! Vc pode orientar sobre como cuidar do cabelo de uma pessoa pessoa q sofre de enxaqueca? Chapinha e escova acabam cm o meu dia sinto mt dor. Merci chéri! Oure voa 😚

    ResponderExcluir
  9. Ola , queria saber como faço para melhorar textura do meu cabelo danificado com anos de tinha , pois já tenho 40 anos e muitos cabelos brancos e não consigo ficar sem pintar.Agora estou tentando clarear o meu cabelo pois me disseram que no cabelo claro da pra ver menos os brancos. O que você me recomenda? att,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...