quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cuidando dos fios: Parte 3 - Tratamento correto para cabelos

Cuidando dos fios: Parte 3 - Tratamento correto para cabelos

Continuando nossa saga pelo cabelo perfeito, depois de conhecer sobre os shampoos, condicionadores e aprender a lavar (aqui) vamos tratar dos fios pra ficarem lindões e fortes. Atenção: os três posts são continuações, então é super importante ler na sequencia: Parte 1Parte 2Parte 3.



A hidratação serve pra repor a umidade natural, nutrientes e queratina perdida. São tratamentos a base de queratina, proteínas, vitaminas, extrato de seda, óleos vegetais, ceramidas, silicone e lanolina. Se fizer constantemente, vai manter os fios saudáveis, com brilho, sedosos e macios. A seguir separei duas receitinhas pra quem estiver precisando.

Hidratação Polivitamínica a Seco

Ingredientes para cabelos longos e volume normal
- 3 colheres cheias de creme para hidratação
- 1 colher de queratina líquida (recupera os fios do sol, tinturas, quimicas, etc)
- 1 colher de Complexo Nutritivo Capilar Vitaminas A+E, da Bio-Extratus (pra quem não encontrar, pode substituir por 1/2 colher de chá de uma ampola Arovit, mais 1/2 colher de chá de uma ampola de vitamina E); Essas vitaminas hidratam muito e dão brilho aos fios.
- 1 colher de Bepantol líquido. Também hidrata e devolve a emoliencia aos fios danificados.

Ingredientes para cabelos curtos ou ralos (diminuir todos os ingredientes pela metade, sempre respeitando as proporções.

Passo a passo da hidratação
- Misture tudo e passe nos fios SECOS, antes de lavá-los.
- De preferencia, com o cabelo livre de produtos finalizantes, mas se for impossível ficar sem, não tem problema. Ainda assim a hidratação fará um ótimo efeito.
- Espere 30 minutos.
- Lave normalmente, usando o shampoo 2x pra retirar o excesso dos produtos utilizados. Não respeitar isso pode deixar os fios pesados porque tanto a vitamina A, E e o Complexo da Bio Extratus, são oleosos.
- Condicione e seque como de costume.

Hidratação profunda

É a mais eficiente de todas, porque contem nutrientes adicionais em relação aos outros tipos de hidratação. Para que seja 100% eficaz é necessário usar produtos de qualidade e seguir tudo certinho.

Receita 1
- 3 colheres de creme hidratante
- 1 colher de mel
- 1 ampola de Arovit

Receita 2
- 3 colheres de creme hidratante
- 10ml de queratina líquida

Modo de fazer
Higienização: lavar o cabelo de preferencia com um shampoo anti-resíduo. As escamas dos fios irão se abrir pra receber o creme. Depois de enxaguar, retire o excesso de água com uma toalha e em seguida use um pouco o secador. Quanto mais seco o cabelo estiver, melhor o produto será absorvido.

Aplicação
- Separe em mechas e aplique em pequenas quantidades em todo o comprimento dos fios.
- Massageie o fio mecha por mecha. A massagem ajuda na penetração do produto.
- Faça algum procedimento para aquecer os fios: pode ser com uma touca de alumínio ou uma toalha úmida. - Deixe aproximadamente 30 minutos. Tire a toca e aguarde 5 minutos para o cabelo esfriar naturalmente.
- Enxague bem. Finalize com condicionador de pH ácido, pra fechar bem as cutículas. É extremamente importante fechar bem as cutículas depois da hidratação para que os nutrientes não se percam. Se ficarem abertas os nutrientes vão saindo e a hidratação dura menos tempo.

As informações deste post foram retiradas da apostila do curso profissionalizante de cabeleireiro, que faço parte, e adaptado por mim.


Siga o Eu uso e adoro nas redes sociais
 Instagram  Facebook  Meus Trabalhos • Google+ 

7 comentários :

  1. Nossa, amei tuas dicas de como cuidar dos cabelos!
    Vou fazê-las sim, muito obrigada. Ah, adorei teu blog tbm!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. AH, meu nome é Joely Fernandes! *-*

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar de condicionador com ph acido. E facil de encontrar nas lojas de cosmeticos? Vc indica algum? Quanto custa mais ou menos?
    Ah, conheci seu blog a alguns dias, uns tres so, e to adorando, parabens pelo seu trabalho.
    Gosto que vc e de escrever e nao posta mtos videos, pois eu acesso pelo cel com um pacote de net normal, e no momento meu cel nao e mto tecnologico entao nem da pra ver videos rsrs. E muito ruim quando acho um post que iria me ajuda mto e nao consigo ter acesso ao conteudo por ser video ja ate deixei de acompanhar mto blog por isso. Rs, talvez isso nao venha mto ao caso, de toda forma, parabens, ganhou uma leitora o/
    Desde ja obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Verdade...de todos os que tenho visto é o que mais tem coisa escrita. Isso é ótimo!!! POis nem sempre dá pra colocar áudio. PArabens!!!

    ResponderExcluir
  5. Comprei , não vi que na composição tem parafina liquida, fiquei chateada, evitado tudo que contem parafina.

    ResponderExcluir
  6. Comprei , não vi que na composição tem parafina liquida, fiquei chateada, evitado tudo que contem parafina.

    ResponderExcluir
  7. Também não vi que tem parafina líquida, pois ela não serve pra nada, só deixa o cabelo extremamente pesado e oleoso. Não gostei.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...