quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cuidando dos fios: Parte 2 - Shampoo, Condicionador e Lavagem

Cuidando dos fios: Parte 2 - Shampoo, Condicionador e Lavagem

Já identificaram qual tipo de cabelo no post anterior (aqui)? Ótimo, vamos continuar nossos cuidados entendendo sobre os shampoos e condicionadores, logo depois, como lavarAtenção: os três posts são continuações, então é super importante ler na sequencia: Parte 1Parte 2Parte 3.



Shampoo: utilizado para limpeza dos cabelos. Existem vários tipos para cada tipo de cabelo.
Condicionador: utilizado para enxaguar os cabelos. Deixam os fios mais fáceis para desembaraçar.

Saiba quais são os tipos de shampoo e como usá-los
Shampoo anti-resíduo: pode ser usado a cada 15 dias ou antes de uma hidratação mais caprichada. Ele lava bem o cabelo, abre as cutículas para receber tratamento e, de imediato, deixa o cabelo extremamente rígido e até embaraçado.
Shampoo transparente: pode ter cor, mas é transparente. Não é anti-resíduo, mas deixa os cabelos mais limpos. A maioria dos shampoos transparentes é para cabelos oleosos. Se você tem química no cabelos, pode usar sempre.
Shampoo leitoso: é o shampoo de tratamento, tem aspecto mais denso. Deve ser usado com o cabelo bem limpo, ou seja, lavado com shampoo anti-resíduo ou transparente. Geralmente é indicado pra cabelos tingidos ou secos porque hidrata os fios enquanto lava.
Shampoo translúcido: é de uso diário, está entre o transparente e o leitoso; é perolado. Ele também limpa os fios mas não como o transparente ou o anti-resíduo. São indicados pra cabelos normais e alguns pra cabelos oleosos.

Entenda
Lavar o cabelo: shampoo transparente. Use uma ou duas vezes e enxague bem, até sentir o cabelo limpo.
Tratar o cabelo: shampoo leitoso ou translúcido. Aí é hora de escolher o shampoo para seu tipo de cabelo.
Hidratação profunda: shampoo transparente ou anti-resíduo, shampoo de tratamento e mascara capilar.

Sobre condicionadores
São indispensáveis para cabelos secos. Não tem a duração das hidratações, mas faz uma reparação pós limpeza, fechando as cutículas do cabelo, fornecendo nutrientes, equilibrando o Ph, dando brilho, além de ajudar a desembaraçar.

As proteínas criam uma barreira que ajuda a proteger do vento, poluição e sol. Deve ser bem enxaguado, porque seus resíduos queimam os fios (no contato com o sol) e causam caspas. Não deve ser usado na raiz. Em excesso deixa os fios oleosos e pesados. Assim como o shampoo, escolha conforme seu tipo de cabelo e necessidade.

Dicas importantes
- Vale a pena investir em máscaras de marcas mais caras e usar shampoos mais baratos (seguindo as características que expliquei lá em cima).
- Mesmo que o shampoo transparente seja indicado pra cabelos secos, use um para cabelos oleosos antes.
- Se o cabelo estiver muito seco antes de lavar, é bom usar um transparente antes.
- A máscara rápida pode ser usada no lugar do condicionador.

Lavagem
Eu amo lavar os cabelos, sério. Lavo sempre no tanque aqui em casa, rs. Pra manter os cabelos saudáveis e lindos, a limpeza dos fios e do couro cabeludo é super, mega importante. Uma lavagem "qualquer" tira a saúde e pode causar quebra e ressecamento dos fios.

Freqüência da lavagem de acordo com cada tipo de cabelo
- Cabelos oleosos: diariamente
- Cabelos normais: dias alternados
- Cabelos secos: três vezes por semana

Pré-shampoo
Serve para limpar os fios profundamente e deixá-los preparados para que o shampoo atue na fibra capilar, depositando nutrientes essenciais. Ele reforça a ação do shampoo convencional fazendo uma pré-lavagem, por isso não funciona sozinho e deve ser usado sempre antes do shampoo habitual.

Shampoo anti-resíduo
Se você costuma usar cremes sem enxágue, o ideal é usar esse shampoo semanalmente, porque o produto remove o excesso de impurezas do couro cabeludo e abre as escamas do cabelo pra limpá-lo profundamente.

Condicionador
Todos os cabelos (mesmo os oleosos) precisam receber o condicionador depois do shampoo, especialmente após o uso de um anti-resíduo. Ele fecha as escamas do cabelos (abertas pelo shampoo), pra evitar que os fios percam seus nutrientes e resseque. Aplique longe da raíz, deixe agir por 3 minutos e enxágue bem, de preferencia com a água mais fria pra ajudar a fechar as escamas.

As informações deste post foram retiradas da apostila do curso profissionalizante de cabeleireiro, que faço parte, e adaptado por mim.


Siga o Eu uso e adoro nas redes sociais
 Instagram  Facebook  Meus Trabalhos • Google+ 

6 comentários :

  1. Sou completamente contra a pregação da necessidade de usar shampoo transparente cada vez que lava o cabelo, pois sou a prova viva de que isto é balela. Tenho progressiva no cabelo, com isto raiz mais oleosa, não uso shampoo transparente, pois a única coisa que constatei com isto foi o aumento absurdo de frizz, mesmo usando shampoo hidratante depois. Se eu usasse como você diz, que pode usar sempre em cabelo com química, minha progressiva não duraria nem 30 dias. Fora que o cabelo fica palha, pois o shampoo hidratante não vai conseguir fazer o mesmo tratamento de um condicionador que você deve passar bem longe da raiz. Não uso mesmo e meu cabelo é super saudável, fios brilhantes, macios, nada de pontas duplas e principalmente couro cabeludo limpo e muito limpo, nunca tenho caspa ou qualquer tipo de escamação ou coceira ou seja lá o quê, que pregam por aí que acontece se o cabelo não for lavado primeiro com shampoo transparente. E pelo amor de Deus, usar em cabelo com química, seja tintura ou outra coisa, duas vezes antes do shampoo hidratante? Depois as pessoas não sabem porque suas tinturas ou progressivas não duram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha querida, cada cabelo tem sua forma de cuidar, ela falou isso no geral! se seu cabelo é diferente, beleza! ;)

      Excluir
    2. Ué... anônimo 2, o comentário do anônimo 1 é a opinião dele(a)! Ele(a) discordou e decidiu manifestar-se, qual o problema? Tem gente que não sabe aceitar opiniões diferentes... e olha: todo mundo sabe que cabelo com progressiva não pode ser lavado muitas vezes nem com shampoos excessivamente alcalinos (anti-resíduos, transparentes...).

      Excluir
  2. Na verdade o uso de dois shampoos do tipo transparente para limpar os cabelos, e um perolado ou cremoso na segunda lavagem é realmente um verdadeiro crime as madeixas. É retirado do couro cabeludo nutrientes naturais q hidratam os fios. Para se fazer uma hidratação boa e certa para cada tipo de cabelo o certo é vc lavar bem os cabelos seja com shampoo transparente ou cremoso sem repetir as lavagens e não esfregar as madeixas e o couro cabeludo, lava-los bem e lavar com suavidade. Vc acaba estragando os fios fazendo esse processo de lava-los duas vezes com shampoos diferentes. Se dos idade com essa "técnica de lavar" é só naquela hora, depois os fios voltam a ser o que eram antes, ressecados, sem brilho, perdem nutrientes essenciais na hidratação do cabelo. Isso é a maneira mais incorreta e descabida de lavar os cabelos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavo 2x por semana normalmente apenas com o shampoo cremoso. E sempre, SEMPRE, repito a aplicação do shampoo. Lavo 1x a cada 15 dias com o anti-resíduo e depois o shampoo cremoso, ou quando vejo que transpirei muito ou fui algum lugar com muito vento e poeira. Fica ÓTIMO, LEVE, SEDOSO E MACIO! Se usar apenas o cremoso sem uma limpeza mais profunda pelo menos de 15 em 15 dias, o cabelo fica pesado e sinto mais oleoso! Não vejo crime algum nisso.

      Excluir
  3. Com o shampoo transparente não há necessidade de lavar os cabelos duas vx, a não ser q ele esteja bem sujo do tipo, uma semana sem lavar. Com um shampo perolado ou cremoso realmente tem meninas q lavam duas vx e os fios ficam de boa. Mas isso não é uma regra, cada tipo de cabelo tem sua particularidade. Mas saibam meninas q lavar duas vx (um transparente e o outro perolado ou cremoso) as madeixas com esse ritual remove a hidratação natural dos fios q é super saudável. Fica a dica.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...