quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cuidando dos fios: Parte 1 - Conheça os tipos de cabelos

Cuidando dos fios: Parte 1 - Conheça os tipos de cabelos

Amigas, recebendo comentários com perguntas em muitos posts aqui do blog e por e-mail, percebi que muitas (mmuuiittaass) de vocês estão perdidas e não sabem como cuidar dos fios de forma correta. Pensando nisso, criei esses três posts explicativos, com super dicas de como cuidar dos nossos filhos (ops, digo, fios). Vou começar explicando sobre cada tipo de cabelo, pra vocês identificarem em qual os seus se encaixam. Atenção: os três posts são continuações, então é super importante ler na sequencia: Parte 1, Parte 2, Parte 3.


Entenda
Então, os cabelos são reconhecidos pela forma (lisos, muitos lisos, ondulados, cacheados ou crespos) e pela espessura (finos ou grossos). E tem classificação étnica: negroide (negro), mongoloide (oriental) ou caucasiano (europeu).

Os fios orientais são grossos e muito lisos. Os europeus podem ser lisos ou ondulados, mas são finos. Os afros são combinação dos dois tipos; são finos, mais frágeis e com tendencia a embaraçar.

Secos, normais ou oleosos?
Muita gente não liga, mas é super importante saber qual seu tipo de cabelo, porque os produtos são específicos para o grau de oleosidade, né?

Cabelos normais
São macios, com brilho e volume adequados. Não ressecam com facilidade e nem apresentam excesso de oleosidade. Fáceis de pentear e não precisam ser lavados muita frequência. O couro cabeludo costuma estar limpo e as glândulas sebáceas produzem apenas gordura necessária pra alimentação dos cabelos. Sendo assim, basta lavar com shampoo suave e ter o cuidado de proteger o cabelo de fatores externos como o sol ou o vento. Hidratação: pode ser feita a cada 15 dias pra manter o brilho e a vitalidade.

Cabelos oleosos
Esses são mais complicados, porque as glândulas sebáceas aumentam mais que o necessário. então, a gordura faz com que o cabelo, que normalmente é fino, perca ainda mais o volume. Manter limpo diariamente é uma das principais medidas. É preciso usar shampoos específicos pra cabelos oleoso. Hidratação: pode ser feita 1 vez ao mês.

Cabelos secos ou ressecados
Assim como os cabelos oleosos, os secos também precisam de uma certa atenção. A principal característica é de serem baços e com pontas espetadas por todos os lados. O que acontece é que a gordura produzida não é suficiente pra deixar os fios hidratados. Eles são volumosos e difíceis de pentear ou desembaraçar, frágeis e sem brilho. Não lave todos os dias e hidrate sempre. Hidratação: pode ser feita 1 vez por semana pra manter a lubrificação dos fios.

As informações deste post foram retiradas da apostila do curso profissionalizante de cabeleireiro, que faço parte, e adaptado por mim.


Siga o Eu uso e adoro nas redes sociais
 Instagram  Facebook  Meus Trabalhos • Google+ 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...