domingo, 18 de agosto de 2013

#6 Malhando em casa: meus exercícios - quadríceps, glúteo e panturrilha

#6 Malhando em casa: meus exercícios - quadríceps, glúteo e panturrilha

Eu não passei meus exercícios, porque cada um tem um objetivo diferente, então passei as dicas e deixei que montassem o próprio treino. Mas muitas estão me pedindo por não saberem como fazer. Como já citei no post #4, o site que monto minha "ficha" é o Passion4Profession. Esse site é PERFEITO, ensina e explica TUDO.  Em cada exercício citado aqui, tem um link para a pagina que ensina como executar cada um.

Primeiro vou explicar o que é cada divisão de musculação, porque muitas pessoas fazem os exercícios sem nem saber o que é e pra que serve (eu já fui uma dessas).


#6 Malhando em casa: meus exercícios - Quadriceps

Quadríceps: trabalhar as pernas e os músculos quadríceps é fundamental para qualquer um que queira ficar em forma e para melhorar a aparência estética e aumentar o desempenho esportivo. Existem muitas variantes dos exercícios para trabalhar os quadríceps, e para isso, é fundamental a posição dos pés durante a realização dos movimentos. Por isso recomenda-se selecionar com cuidado, com base nos objetivos pessoais, os exercícios a serem inseridos no programa de trabalho.

Indicações da anatomia dos quadríceps: o músculo quadríceps femoral, localizado na parte anterior da coxa é constituído por quatro músculos distintos: reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermediário. A função principal do músculo quadríceps é o alongamento do joelho e, consequentemente de todo o membro

#6 Malhando em casa: meus exercícios - Glúteos

Glúteos: tonificar os glúteos para obter "nádegas firmes” é uma parte fundamental do trabalho das mulheres. Este músculo tem a vantagem de poder ser trabalhado sem o auxílio de equipamentos, pois os exercícios mais eficazes (agachamentos e mergulhos) utilizam a base de carga natural do peso corpóreo.

Indicações da anatomia dos glúteos: esta área muscular é composta principalmente pelos seguintes feixes musculares: glúteo médio e mínimo, tensor da fáscia lata e grande glúteo. O papel destes músculos é o de estabilizar e movimentar a articulação do quadril, e também ajudam a assumir a postura ereta.

#6 Malhando em casa: meus exercícios - Panturrilha
Panturrilha: esta região do corpo resulta muitas vezes difícil de ser trabalhada e, sobretudo, não é fácil aumentar o volume muscular. Os músculos da panturrilha podem ser trabalhados tanto com o uso de equipamentos ou pesos, quanto aproveitando simplesmente a carga natural do corpo. Para isso, sugerimos tentar mudar os exercícios até encontrar o método mais eficaz para o alcance de seus objetivos.

Indicações da anatomia da panturrilha: os músculos da parte posterior da perna que formam o intumescimento da panturrilha são dois: o músculo gastrocnêmio formado por duas cabeças (medial e lateral) e o sóleo. Estes dois músculos têm natureza muito forte no que se refere à ação deles durante a corrida e o salto, que é a de se contrapor a todo o peso do corpo, elevando o calcanhar.

Pronto! Minha divisão de treino é a seguinte:

Segunda: Quadríceps, Glúteos, Panturrilhas

Quadríceps
- Squat With Stability Ball (Agachamento com Bola Suíça)
- Barbell Static Lunge (Afundo com barra)
- Lateral Lunge (Afundo lateral)

Glúteos
- Ponte
- Extensão de quadril

Panturrilhas
- Calf Raises (Suspensão)

Quarta: Posterior, Glúteos, Panturrilhas

Posterior (isquiotibiais)
- Ponte
- Barbell Reverse Lunge (Afundo com barra, para trás)

Glúteos
- Squat (Agachamento)
Lunge (Afundo)
- Extensão quadril joelho dobrado

Panturrilhas
- Calf Raises (Suspensão)

Sexta: Quadríceps, Posterior, Panturrilhas

Quadríceps
- Squat With Stability Ball (Agachamento com Bola Suíça)
- Barbell Static Lunge (Afundo com barra)
- Lateral Lunge (Afundo lateral)

Posterior
- Reverse Lunge (Afundo, para trás)
- Hip Swing On Stability Ball (Ponte com Bola Suíça)

Panturrilhas
- Calf Raises (Suspensão)

Algumas dicas / considerações:
Na terça-feira e na quinta-feira não faço musculação e sim jump, por ainda ter uma capinha considerável de gordura. Intercalo na semana musculação + jump.

Como malho em casa, tenho que improvisar algumas coisas, por exemplo a "bola suíça", uso a bola da minha filha, aquelas de plástico coloridas (aqui) óbvio que não da pra colocar o peso do corpo nela, por ser "fraquinha" mas o agachamento da pra fazer perfeitamente.

O exercício "afundo com barra" uso assim: coloco as tornozeleiras, uma de cada lado, no cabo de vassoura (aqui). E para os exercícios de braço também (aqui).

Siga o Eu uso e adoro nas redes sociais
 Twitter  Facebook  Google+ 

13 comentários :

  1. Muito bom! Ajudou bastante, adorei os improvisos! kkk
    Mas ainda não comprei o jump, e meu objetivo é perder barriga antes de tudo :/ Tem alguma sugestão?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não conheço nada tão eficaz quanto o jump, pra perder peso ;(

      talvez se fizer dieta + caminhada dê um bom resultado =)
      Mas corre e compra logo o jump pra ser feliiz !! rs

      :)

      Beijos!!

      Excluir
    2. ola Bruna adorei seu blog e conteúdo também tenho um site de dicas para quem procura melhorias de vida visita la adoraria ouvir sua opinião acesse http://www.saudebelezaecorpo.com.br/

      Excluir
    3. ola Bruna adorei seu blog e conteúdo também tenho um site de dicas para quem procura melhorias de vida visita la adoraria ouvir sua opinião acesse http://www.saudebelezaecorpo.com.br/

      Excluir
  2. Musculação pesada é bem eficaz na perca de peso. Vale a pena considerar ;)

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das dicas! Quando você vai postar o antes e depois de malhar em casa?? Queria ver os resultados porque estou querendo começar os exercícios em casa, já que o dinheiro está curto para frequentar uma academia...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada!!! Ajudou muito! Também estou malhando em casa, pois assim malho quando chego em casa e não preciso ir academia. Acho bem melhor! Só tenho que comprar pesos agora!
    Um beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola que bom meu site tem videos ajudando quem malha em casa visita la http://www.saudebelezaecorpo.com.br/

      Excluir
    2. ola que bom meu site tem videos ajudando quem malha em casa visita la http://www.saudebelezaecorpo.com.br/

      Excluir
  5. Oi Bruna, adoreii o seu treino!! :D
    Deixa eu perguntar, você nao faz nenhum exercicio para a parte e tras da coxa? Não sente falta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, são os músculos posteriores da coxa. Ela faz quarta e sexta. =)

      Excluir
  6. Oi.. Amei o post...
    Quero começar a fazer exercícios em casa também... Mas assim, o que eu quero é perder a barriga (eu não tenho tanta, mas sabe aquela "pança" básica? kk quero perder, ficar "reta", só na barriga neh?), e definir o que eu já tenho sabe, pq eu já tenho as coxas e bumbum no tamanho que eu acho que está bom, então eu não queria aumentar, só definir isso mesmo.
    Esse treino que vc tá fazendo, é com o qual propósito? vc acha que eu poderia fazer ele?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...