domingo, 14 de julho de 2013

Hidratar, nutrir ou reconstruir? Como identificar!

Hidratar, nutrir ou reconstruir? Como identificar!

É grande o numero de pessoas que acha não ter diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Quando nosso cabelo não esta saudável já pensamos em hidratação. É como a "virose" né? Quando vamos ao hospital, os médicos sempre falam que é virose rs no caso do cabelo, tudo é falta de hidratação.

Muitas vezes no anseio de estar com um cabelo bonito e saudável saímos comprando um monte de produtos e acabamos não percebendo a diferença entre eles e sua real função. O primeiro passo para se ter um cabelo bonito e saudável é identificar as necessidades.

Por falta dessa análise do que nosso cabelo precisa, é que muitas vezes gastamos uma grana com cremes e mais cremes e acabamos não ficando satisfeitas com o resultado. Aí morremos de raiva e culpamos os produtos.

A primeira informação é que todo cabelo precisa passar pelas três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A diferença é que uns precisam mais de uma etapa do que de outra, por exemplo, um cabelo com química (descoloração, alisamentos e progressivas) terá que ter mais reconstruções em tempos espaçados, do que um cabelo sem química, desta forma o cabelo com química terá que receber uma reconstrução uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, já um cabelo mais saudável, apenas uma vez por mês, mas hidratação e nutrição semanal deve ser regra para todos os tipos de cabelo, se você quiser um cabelo saudável, ok?


A segunda informação a saber é que nunca se deve partir direto pra reconstrução sem que antes você tenha feito uma hidratação e uma nutrição nos cabelos.

Então vamos para as diferenças entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução:

Hidratação Simples – trata-se de uma reposição hídrica (água) nos fios.
Nutrição Capilar – é uma reposição lipídica (oleosidade) dos cabelos.
Reconstrução Capilar – é uma reposição proteica.

Você pode identificar qual produto se encaixa em qual função, da seguinte maneira:

Hidratação
A máscara de hidratação não precisa ser cara e as baratinhas de farmácia cumprem muito bem essa função. As da Pantene, dentre outras, são excelentes pra isso.

Nutrição
Produtos a base de manteiga de cacau, de cupuaçu, de karité, tutano, óleo de argan, o óleo de abacate, de semente de uva e de girassol.

Reconstrução 
Máscaras reconstrutoras são compostas por queratina, creatina, cistina, colágeno, aminoácidos e outras proteínas que irão selar as cutículas, diminuindo a porosidade dos fios, fortalecendo o cabelo e repondo a massa capilar.

Mas atenção, volto a frisar, você deve fazer primeiro uma hidratação simples com um creme para esta finalidade, depois uma nutrição, e só após, realizar uma reconstrução.

Um cronograma simples destas etapas:

Hidratar, nutrir ou reconstruir? Como identificar!



Depois que você sentir seu cabelo mais saudável, você pode diminuir a quantidade de hidratação, nutrição, mas a reconstrução é valido realizá-la pelo menos uma vez por mês.

Como identificar cada problema do cabelo?

- Quando o cabelo precisa de hidratação: quando ele está opaco e sem elasticidade.
- Quando o cabelo precisa de nutrição: todo cabelo precisa de nutrição, mas é fácil perceber que está na hora de nutrir quando os fios estão com muito frizz, sem peso e sem brilho A nutrição vai repor o equilíbrio lipídico e proteger os cabelos através de substâncias umectantes e emolientes.
- Quando o cabelo precisa de reconstrução: quando a estrutura da fibra capilar é danificada após procedimentos químicos, ou devido aos desgastes ambientais, ou  por causa do uso chapinhas e escovas, que resultaram em perda de massa capilar.






Siga o Eu uso e adoro nas redes sociais
 Twitter  Facebook  Google+ 

100 comentários :

  1. Excelente... Adorei as dicas e vou aproveitar TODAS!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa...preciso demais de um combo desse. Mas vou tentar fazer uma máscara caseira pra nutrição. ^^

    ResponderExcluir
  3. Muito bem esplicado!

    ResponderExcluir
  4. O silicon Mix se encaixa na reconstrução mesmo? bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a versão bambú é indicada pra cabelos muito ressecados e ideal pra nutrição; já a versão tradicional é ótima para hidratação. :)

      Excluir
    2. Verdade! eu uso a de bambú e como meu cabelo é muito seco fica ótimo.

      Excluir
  5. Nossa, super me ajudou a entender melhor sobre o assunto!!
    Adorei o post, parabéns :) bjks

    ResponderExcluir
  6. Oie. Me ajuda!!! Fiz luzes, meu cabelo parece uma palha, além do frizz infernal. Tenho em casa a máscara INOR professional mask proteínas do trigo e macadâmia e a Kerastase Nutritive Máscara Masquintense Grossos. Em que momento elas se encaixam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaa Rossana !
      Ambas que você citou, são para "nutrir". Você precisa comprar uma para "hidratar" (recomendo qualquer uma da Tresemmé de hidratação profunda).

      Daí você vai hidratar e depois nutrir..

      Excluir
  7. Na primeira semana, a hidratação, hidratação, nutrição é tudo feito no mesmo dia?

    ResponderExcluir
  8. As ampolas de queratina, ceramidas, etc, (porque são mais baratinhas), misturadas a um creme de hidratação por exemplo, podem substituir a mascara de reconstrução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer certamente se substitui, porque as máscaras contem outros elementos especificos e tal. Mas acredito que dê otimos resultados também ! Sempre coloco ampolas de vitaminas na tintura e da super certo :)

      Excluir
    2. Fiz progressiva meu cabelo quebrou muito o que fazer?

      Excluir
  9. Ola tudo bem? Gostaria de saber em qual categoria o novo pantene anti idade entra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa linha Premium Age Defy da Pantene entra como reconstrução. Eu estou doiiida pra experimentar.

      Excluir
  10. adorei o post, nem sabia que existia essas diferenças entra as mascaras eu usava qualquer uma quando dava vontade, agora vou manter um cronograma!!
    Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Vc faz hidratação mais de uma vez na semana?? Não corre o risco de deixar o cabelo fraco e consequentemente partir, não?? Como é que vc faz pra dividir esse tempo durante a semana??? Vc teria algum material ou indicação de site que ensine a como fazer isso???

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !
      Tem o cronograma das etapas na imagem do post
      beijos!!

      Excluir
  12. Olá, era uma explicação assim que Eu precisava. Como sempre, ARRASOUUU!

    Beijão

    Lélia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Lélia!!
      Fico feliz que tenha te ajudado! :))
      Beijoo!

      Excluir
  13. confesso!!! ja li muitos postes,inclusive participo de um cronograma capilar no face!
    mais nunca consegui entender tao bem! bela explicaçao!!!
    parabens, vou começar usar suas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Monalisa!! Fico super feliz que tenha gostado!
      Obrigada e volte sempre ! :D
      Beijão

      Excluir
  14. Nossa super amei ... Eu tenho aqui em casa o O creme de recuperação capilar da vita seiva de bamboo e o Karitano ... karite com tutano da barro minas ... pode me dizer onde encaixo ??? amei o post beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lili,
      o Vita Seiva (Bambu) e o Barro Minas (Keratano) são para hidratação :)

      Excluir
  15. Adorei as suas dicas, sem rodeios e me ajudou a compreender melhor esse tal CC. Ando pesquisando muito sobre esse assunto, porém, termino de ler o post sem entender muito bem que produto usar, já que as indicações de produtos também, são sempre profissionais.
    Já cheguei a conclusão de que meus cabelos precisam de nutrição, já que cada vez que faço hidratação parece que ficam piores.. Usei o tratamento de choque da Barro MInas - Argan Shine e meus cabelos ficaram muuuuito macios!
    Um beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Gislaine ! Fico feliz que eu tenha ajudado um pouquinho :)
      Eu vou fazer um post em breve sobre a linha tresemmé, que está me salvando. Beijos

      Excluir
  16. Super adorei suas dicas, depois de ler varias vezes sobre isso só agora conseguir compreender mesmo rs. Gostaria de saber em qual estapa se encaixa a mascara da bio extratus de shitake?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou!!

      Olha, essa mascara da Bio Extratus é ótima, vc fez uma boa escolha. El é um tratamento, que combina o poder nutritivo do elixir de Shitake com a ação reconstrutora das proteínas de cereais. Na verdade, se encaixa nas 3 etapas, reconstrução, hidratação e nutrição.

      Excluir
  17. Muiito Obrigada *--*

    ResponderExcluir
  18. Oi flor, adorei seu post, mas estou com uma duvida, comecei o cronograma essa semana, porem nos 2 primeiros dias em que fiz a hidratacao, meu cabelo nao ficou muito bom, mas qnd fiz a etapa de nutricao, ai sim ele ficou bom, sera que devo fazer o contrario, 1 hid e 2 nut , por semana...
    E tbm gostaria q vc me ajudasse, comprei para experimentar, a nova linha da natura soul
    ' shampo e condiciondor-força e brilho para cabelos normais e máscara de tratamento recuperação intensa para cabelos danificados '
    Em qual etapa eles se encaixam...
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Oi flor, adorei seu post, mas estou com uma duvida, comecei o cronograma essa semana, porem nos 2 primeiros dias em que fiz a hidratacao, meu cabelo nao ficou muito bom, mas qnd fiz a etapa de nutricao, ai sim ele ficou bom, sera que devo fazer o contrario, 1 hid e 2 nut , por semana...
    E tbm gostaria q vc me ajudasse, comprei para experimentar, a nova linha da natura soul
    ' shampo e condiciondor-força e brilho para cabelos normais e máscara de tratamento recuperação intensa para cabelos danificados '
    Em qual etapa eles se encaixam...
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a mascara da natura sou é para idrataçao :)

      quanto ao cronograma, se deu certo da outra forma, pode fazer sim sem problemas !

      Excluir
  20. Boa Noite!!! a máscara capilar Linha A da Aneethun seria para qual etapa???

    ResponderExcluir
  21. Pelo que entendi, para o meu cabelo que está quebrando é bom fazer a reconstrução?

    ResponderExcluir
  22. Muito bom seu blog,parabens. Só que tenho uma dúvida. Sinto que meu cabelo fica melhor quando faço nutrição,porém quando faço hidratação ele fica meio ressecado. Posso fazer nutrição duas vezes por semana e hidratação uma vez por semana apenas? Como mascara de nutrição intercalo a luxury mask da alfaparf e a azeite de oliva da novex.

    ResponderExcluir
  23. Amei seu texto, me tirou varias duvidas. Só queria saber se quando uso as mascaras, tanto para hidratar, nutri ou reconstituir se uso condicionador tambem ou nao??

    ResponderExcluir
  24. O meu cabelo é oleoso na raiz, o que me gera problemas com capaz. Qual o tipo de nutrição que devo utilizar? digo, com quais substâncias?

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde adorei o texto mais so queria tirar duvidas, ve se sses rodutos são adequados:

    Hidratar -bio extratus- cabelos tingidos- noni plus Estrato de vegetal- Máscara hidratante
    Nutrição - Bio extratus- Banho de creme - Tutano ceramidas e Karite.
    Reconstrução - Reposição de Massa Capilar (RMC)_ Linha Vermelha

    Aguardo respostas ..... Muito obrigado.

    Aline

    ResponderExcluir
  26. Adorei.. Me esclareceu bastante o que meus cabelos precisam ;)

    ResponderExcluir
  27. Faz tempo que eu tento entender sobre cronograma capilar mais nunca entendia direito, vs explicou direitinho. agora siiim aprendi! muuuito obg

    ResponderExcluir
  28. Olá!! Adorei o post!! Finalmente entendi o cronograma...rs
    Dos produtos indicados, quais os melhores para começar? Obrigadooooo

    ResponderExcluir
  29. Adorei a sua explicação.

    ResponderExcluir
  30. Amei a explicação, brigaduuuu!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Oi,gostei muito das dicas,fiz escova progressiva e depois de uma semana fiz luzes,e não gostei das luzes,quero pintar de novo daqui a um mês.Seria muito bom eu seguir essas dicas.. Vc poderia indicar outro creme de hidratação? porq esses dai nenhum encontrei.. Obrigada

    ResponderExcluir
  32. gostei muito,das dicas e informação ,agora vou por em pratica rsrs

    ResponderExcluir
  33. ola adorei saber a diferença mais por favor depois de cada processo posso usar o condicionador?

    ResponderExcluir
  34. ola adorei saber a diferença mais por favor depois de cada processo posso usar o condicionador?

    ResponderExcluir
  35. Adoreiiii, mas uma perguntinha, o creme da Moroccanoil da tampa laranja é um creme de hidratação, nutriçao ou reparação?

    ResponderExcluir
  36. O Hydra-Max Colágeno - Elseve, creme de tratamento ultra-hidratante, se encaixa na hidratação ou reconstrução por possuir o colágeno?

    ResponderExcluir
  37. o creme de hidrataçao profunda da clinihair funciona como creme de hidratação?

    ResponderExcluir
  38. Eu já usei essa da seda e no meu cabelo não fez tanta diferença, mas usei essa Reconstrutora da AcquaFlora e ela é ótima, dá pra ver resultado já nas primeiras semanas.

    ResponderExcluir
  39. Oi, Bruna! Adorei a explicação. Parabéns :)
    Fiquei apenas com uma dúvida: O ciclo dura 1 mês, certo? Devo repetir o ciclo no mês seguinte ou dar algum intervalo?

    ResponderExcluir
  40. Oi Bruna, fiz uma progressiva e acabou quebrando feio meu cabelo, algumas partes ficar bem destacadas.
    Isso foi em janeiro e até hj quando lavo sinto o cheiro do produto.
    Tenho medo pq cada vez q eu lavo cai mto cabelo.
    Gostaria de saber se vc tem alguma dica p parar d cair, ou parar retirar totalmente o produto do meu cabelo, pq está mto feio. =/

    ResponderExcluir
  41. Amei o post Bruninha! Bem completinho, me ajudou bastante, estava fazendo coisas erradas. hhaahha'
    Beijo enorme.

    Lôh Alves
    www.essenciapink.wordpress.com

    ResponderExcluir
  42. oi bruna,quero tirar uma duvida.Posso fazer a primeira etapa,no caso,hidrataçao,hidrataçao e nutriçao com so um dia de intervalo entre elas,tipo seg,qua e sex? vai dar tempo dos produtos agirem?desculpe se a pergunta e meio boba,mais preciso tirar essa duvida c vc.Um bjo e ja te agradeço.

    ResponderExcluir
  43. fiz químicas no cabelo e deu cortes químicos que faço para o meu cabelo voltar ao normal?

    ResponderExcluir
  44. gostaria de saber se o bioextratos jaborandi serve pra nutrição ou hidratação?

    ResponderExcluir
  45. nossa não sabia diferença.vou começar hoje mesmo o meu cronograma.obrigada

    ResponderExcluir
  46. Oiee me ajudaaa...o Rigen e o Real Cream se encaixam em Hidratação Nutrição ou Reconstrução? Bjuss

    ResponderExcluir
  47. Dicas excelentes , muito precisa ! ;)

    ResponderExcluir
  48. Adorei! vou ficar atenta ao comprar os produtos e usá-los na etapa adequada.

    ResponderExcluir
  49. Olá bom dia!
    Comprei um creme da kanechom que diz. Que e mega hidratação
    Reconstruir dos fios e que nutri o cabelo em 3 minutos!
    Será que posso usar só ele ou e pura enganação

    ResponderExcluir
  50. Olá gostei muito das informações. Gostaria de saber a respeito do creme de tratamento nutri-resconstrutor da garnier fructis Óleo reparação. Onde ele se encaixa hidratação, nutrição ou reconstrução?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  51. Bruna...post MARAVILHOSO... realmente, acredito que sou uma dessas que na busca pelo cabelo perfeito realiza 1646742 de hidratações e fica chateada por não ver o resultado... seguirei o cronograma... Arrasouuu... obrigada pela ótima explicação. ..bjooo

    ResponderExcluir
  52. Bruna...post MARAVILHOSO... realmente, acredito que sou uma dessas que na busca pelo cabelo perfeito realiza 1646742 de hidratações e fica chateada por não ver o resultado... seguirei o cronograma... Arrasouuu... obrigada pela ótima explicação. ..bjooo

    ResponderExcluir
  53. Onde se enquadra o creme Óleo de Argan ouro marroquino da Vita Seiva. No pote diz que é tratamento de reconstrução capilar é isso mesmo?

    ResponderExcluir
  54. Olá ,tenho uma mascara de estrato de bambú da novex e gostaria de saber em qual etapa ela se encaixa,hidrataçao,nutriçao ou reconstruçao ?
    - me responda porfavor !!

    ResponderExcluir
  55. Querida, adorei as dicas! Só uma dúvida que ficou pra mim: preciso hidratar e em seguida nutrir/reconstruir no mesmo dia? Ou é na mesma semana?

    ResponderExcluir
  56. Muito bom, mas to com uma dúvida quanto a máscara que tenho em casa... A Tresemme keratine smooth é pra quê?

    ResponderExcluir
  57. Há algum tipo de restrição em questão da idade para fazer a reconstrução? Estou em dúvida disso :/

    ResponderExcluir
  58. O creme de Jaborandi da novex , se encaixa em qual categoria para o cronograma ?

    ResponderExcluir
  59. gostaria de saber se para ter um bom resultado eu preciso ter todos os produtoas que vc mostrou acima ?

    ResponderExcluir
  60. O Aussie Moist, o Aussie Mooth e a ampola Pantene Bb Cream Rejuvene_7, entram em quais categorias?

    ResponderExcluir
  61. O Aussie Moist, o Aussie Mooth e a ampola Pantene Bb Cream Rejuvene_7, entram em quais categorias?

    ResponderExcluir
  62. Olá, eu uso a mascara de hidratação da pantene toda vez que lavo, no lugar do condicionador, está certo isso? Vi no site da pantene a mascara de nutrição Fusão da Natureza e tbm tem aquelas ampolas de restauração, o que vc acha?

    ResponderExcluir
  63. Adorei seu blog, já faço cronograma mas não sigo muito as regras.. intercalo entre nutrição e hidratação e duas vezes por mês reconstrução e uso shampoo anti residuos antes.. realmente outro cabelo...E vc nos ajudou ainda mais com as dicas dos cremes.. beijinhos

    ResponderExcluir
  64. Amei tuas dicas. Já salvei essa página no meu painel do Pinterest, colei a tabela na página de trabalho do computador e anotei as dicas de cremes cada um com sua função.
    Adorei muito obrigada !! Bjossss

    ResponderExcluir
  65. Olá... =)
    gostaria de saber se posso fazer o conograma capilar da seguinte forma:
    1 semana hidratação
    2 semana nutrição
    3 semana reconstrução

    vc acha que da algum problema? e se da resultado?

    Adorei o post, desde já agradeço... bjss

    ResponderExcluir
  66. ola meu cabelo ta elastico no meu cronograma para cabelo muito danifica manda reconstrir de quinze em quinze dias mas como ele ta muito danificado (elastico)posso faze a reconstrucao toda semana alem da hidratacao e nutricao faco tambem umectacao cabelo esta lindo com brilho porem elastico

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...