/* SLIDE */

sábado, 4 de fevereiro de 2012

A saga dos cabelos ruivos!



É incrível a quantidade de e-mails e mensagens que recebo das leitoras, perguntando sobre como se tornarem ruivas. Por isso, resolvi fazer o post de hoje especial para as futuras redhead

Pra quem já tem cabelo claro ou loiro já é meio caminho andado, mas se seu cabelo é escuro posso dizer com toda certeza: não é fácil amiga! Mas não é impossível. Com um pouco de paciência e dedicação você consegue.

1º passo: veja se seu cabelo é saudável para submeter a tintura. Se a resposta for "não", hidrate bastante. Cabelo ruivo mal tratado ninguém merece! Mas se a resposta for "sim", ótimo! Passe para a próxima etapa!

2º passo: Se seu cabelo é claro, pode optar pelo tonalizante, que sai em algumas lavagens. Se for um claro indo para o escuro, somente tintura permanente irá resolver. Cabelos mais claros sempre vão absorver as cores mais intensamente do que os cabelos escuros, pois têm pigmentação diferente.

As tonalidades acima são fáceis de pegar cor vermelha imediata.

3º passo: Escolha a coloração (marca/cor) respeitando o seu tom de pele.
Se você for loira e de pele branca/clara: você iria combinar com um tom de morango ou um vermelho acobreado claro. 
Se você tiver cabelos louros escuros ou castanhos e tom de pele clara a médio: Você pode usar quase todas as tonalidades de vermelho. Provavelmente combinará com tons de cereja, vinho, vermelho intenso ou até berinjela. A regra geral é que, quanto mais claro for o seu cabelo, mais clara e brilhante será a cor de vermelho que combinará com você.
Se você tiver cabelos pretos e/ou pele escura: Se quiser virar ruiva de verdade, eu recomendo muito que procure um especialista pois certamente seu cabelo precisará ser descolorido para que possa ver o efeito. Luzes avermelhadas podem ser uma alternativa, pois é menos agressivo às madeixas.

Quanto a marca, indico de olhos fechados: Koleston (tintura) e Softcolor (tonalizante)

Esse é o ruivo natural, aquele que existe de verdade na natureza. Sorte de quem nasceu com ele, por mais incrível que pareça, é a tonalidade mais difícil de se copiar com tinturas. Se quiser tentar, fique com a gama dos acobreados das tinturas, principalmente na altura dos loiros médios. Corra das tinturas vermelhas!
DICA: muitas meninas obtém ótimos resultados nesse caso com a 7.7 e a 6.7 da Igora Royal. Mas se quiser algo um pouco mais claro e acobreado, sem fugir do natural, escolha tons de loiro claro (ou médio) acobreados (dependendo da cor natural do seu cabelo), como o loiro claro acobreado dourado (8.34).
Uma tonalidade de vermelho longe de ser natural. O vermelho cereja é bem intenso e rosado. Não é difícil de se conseguir cabelos nessa cor. A maioria das marcas têm um exemplar com a palavra “cereja” no nome. Mas, para ajudar, são os tons de vermelho especiais que ficam na altura do 6 (loiro escuro), como o 6646 (Cereja da Koleston) e o 6660(Vermelho Cereja da Imédia).
Para uma tonalidade viva e totalmente acesa, sempre use a linha de vermelhos especiais da tintura escolhida. Mas vou dar uma dica para as mais loucas: se quiser um cerejão que parece estar ligado no 220V, tente usar o Alfaparf Contrasti na cor Rosso (ou Matrix SoRED Vermelho Violeta).
Totalmente “sobrenatural”, é para as mais corajosas! Para chegar neste tom, talvez seja necessária a descoloração total do cabelo até um tom muito claro, para a aplicação de uma coloração fantasia em seguida. Special Effects, Manic Panic, Jean’s Color, La Riche Directions, Raw, Punky Colour, Exotic Criativ e Candy Color são algumas das colorações fantasias mais conhecidas no mercado. Existem diversas tonalidades de vermelho em suas gamas de produtos. O efeito é muito legal, mas demanda muita paciência para retocar o cabelo a toda hora, pois a tintura penetra de maneira mais superficial nos fios (não tem amônia para fixar).  Mas não é impossível conseguir um visual bem acesão sem usar coloração fantasiaA Alfaparf Contrasti e a Matrix SoRED (na cor vermelho) também podem ajudar a conseguir um tom bem aberto e cheguey, quase tanto quanto uma coloração fantasia! Mas para isso é bom caprichar na oxigenada (quanto maior a volumagem, mais aberto o tom ficará)!
Borgonha, amora, qualquer tonalidade de vermelho mais escuro e discreto está aqui. Como a cor é bem mais fechada, a numeração da tintura geralmente começa a partir do 5, em ordem decrescente. O Amora da Koleston por exemplo é o 5546 e oBorgonha é o 4465. Quanto menor for o primeiro número, mais escura é a coloração. E neste caso, a volumagem da oxigenada provavelmente terá que ser menor também (20 volumes).
Um ruivo bem avermelhado e discreto ao mesmo tempo. É o meio termo de tudo que vimos aqui. Não tem muito segredo para consegui-lo, é só usar tons de ruivo mais escuros e menos intensos (que não fazem parte da gama dos vermelhos especiais).
Dicas:
- Ao invez de pintar o cabelo todo, retoque somente a raiz, é menos agressivo.
Para que não fique opaco com o tempo, faça banho tonalizante com ampolas de fixação de cor.
Muita hidratação: usando coloração permanente ou tonalizante é super importante hidratar semanalmente, ou se for o caso até duas vezes por semana. Se o cabelo não estiver hidratado ele não segura a caloração!!! Se você estiver com "preguiça" use tratamentos de 3 minutos, mas nunca deixe de hidratar.

Você deve saber:
Em cabelos descoloridos (ou com luzes) a coloração tende a ficar super forte. Porém, desbota mais e reflexos alaranjados (muitas vezes indesejados) aparecem com mais facilidade. No começo, quanto mais você tinge (reaplicando em todo cabelo), mais vibrante fica o resultado. Mas não é recomendado repetir mais de uma vez por mês, para manter a integridade da fibra capilar.

Desde quando comecei a tingir até o tempo atual


Particularmente gosto de todas as tonalidades, desde as mais discretas até as mais intensas. Qual cor vocês preferem?

51 comentários :

  1. Queria muito o cabelo da Juliane Moore, mas tenho medo de ficar muito laranjadão. Meu cabelo é natural, loiro cinza médio, mais ou menos.

    ResponderExcluir
  2. putz grilla, que coisa mais linda! pinto meu cabelo de castanho escuro a uns anos, mas de alguns meses pra cá me encasquetei com o ruivão natural, i.i meio complicado mudar assim de uma hr pra outra, mas fé em deus que eu consigo! HSOISAOI

    adorei a postagem, dá uma passadinha la no meu blog, beijos linda :*

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho cabelo castanho escuro e queria ter um tom avermelhado.
    Comprei o Imedia Exellence Creme , na cor Vermelho Cereja .
    Devo dizer que fui surpreendida ao lavar e secar meu cabelo e ver que ele ficou REALMENTE VERMELHO . digo isso porque nunca nenhuma tinta ficava do jeito que essa ficou , então eu aconselho a quem quer um tom bem vermelho a comprar essa tinta , aonde eu comprei custou em torno de 15,00 reais.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito da sua dica para ficar ruiva,já batalhei muito para isso;confeço que cansei;meu cabelo estava na altura do 8.4, e agora, passei a tinta da nutrisse 66.46;minha amiga passou, ficou um pouco escuro,mas depois desbotou e ficou um ruivo bem legal.Estou um pouco preocupada,pois logo terei que fazer o retóque.Gosto bastante do ruivo profundo;voce poderia me ajudar dando uma dica e indicando uma cor de tinta? agradeço muito a sua bondade de nos ajudar nesse enigma. um beijinho carinhoso para voce.

    ResponderExcluir
  5. Qual a marca da hidratação que você usa?

    ResponderExcluir
  6. Minha cor favorita é Borgonha 4465. Estou tendo dificuldade para encontrá-la em minha cidade,Criciuma SC. Toda vez que preciso fico maluca atrás desta cor. Gostaria de saber se não tem condições de compra-la via internet, numa quantidade maior, para que eu não fique na mão toda vez que preciso.

    Atenciosamente, fico aguardando uma resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vc compra sim pela internet exemplo www.farmagora.com.br
      narcia

      Excluir
    2. Escuta me responde por favor de qual marca44/65

      Excluir
  7. SOU BEM BRAQUINHA E QUERIA SABER SE O RUIVO MORANGO DARIA SERTO EM MIM ??

    ResponderExcluir
  8. uso a tintura yama 7.40 é linda meu cabelo é castanho medio.

    ResponderExcluir
  9. Que post daora, adorei! *-*
    E como você manja, queria saber como faz para um cabelo louro escuro/castanho claro conseguiria ficar nesse tom: http://media-cache-ec6.pinterest.com/upload/265993921711198406_AQ3Izsfg_c.jpg Essa cor é meu carma, tudo que eu queria. Já sou ruiva a dois anos e uso a 7.44, mas quero mudar e ficar uma ruiva mais alaranjada.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do seu post e me ajudou bastante!

    Xx

    ResponderExcluir
  11. muuuuito obrigada pelas dicas !!! meu cabelo é castanho claro e eu sempre usei tonalizante preto, mas agora decidi mudar. vou direto pro vermelho vivo. anotei suas dicas e logo vou pintar. depois posto de novo pra dizer se gostei da tinta !

    ResponderExcluir
  12. olá... passei a tintura 643 da Koleston e meu cabelo ficou escuro e nada RUIVO PROFUNDO como eu gostaria....como faço para conseguir essa tonalidade e olhe que onde moro é terra do nunca... NUNCA ENCONTRO TINTURAS ACOBREADAS DE MARCA NENHUMA....aguardo resposta...beijos, Penélope.
    maniasdapenelope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna!
    Adorei o post! Acabei de virar ruiva "cereja" e agora tô pesquisando tudo a respeito...heheh... parabéns pelo blog, e já estou seguindo!
    Venha me visitar, para ver a minha transformação..rsr bjks
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br/2013/01/testei-coloracao-vitaderm-pro-6662.html

    ResponderExcluir
  14. AMO vermelho, por muito tempo fui ruiva, olhando essas fotos ateu uma saudade !!!

    garotabluemonday.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Estou contaminada pelo vírus redhair passo meus dias pesquisando e como atingir um ruivo profundo que nem o da Florence.Minhas madeixas naturais são castanho médio e atualmente eu pinto com a cor 5.56 da Avora que é um castanho claro acaju vermelho,ele fica um acaju meio desbotadinho puxado mais para o cobre mas eu queria deiar ele ruivo sem descolorir porqe me cabelo tem quimica para caramba ja que ao natural ele é enroladissimo e fragil :/Algué pode me ajudar por favor????
    E Brun seu cabelo é perfeito parabéns :D

    ResponderExcluir
  16. Nossa... estou para pirar, ainda mais ao ver um post como este, muito bom!!
    Assim, espero que me ajude, meu cabelo é castanho escuro e a praticamente 6 meses fiz um ombrehair(acho que é assim que se escreve)e não gostei muito do resultado e acabei passando a tintura tamarindo por cima, porém não coloriu a raiz, o efeito ficou bem bonito, mas agora já está bem desbotado e de tom de cobre está passando para uma msitura de cobre e loiro descolorido, então está na hora de mudar!!!
    Vou cortar e pretendo ir para o ruivo, mas estou com uma dúvida terrível, pois estou com medo de passar a coloração e machar, pois a raiz está escura, o que seria melhor, decolorir a raiz para passar a coloração, ou passar uma outra coloração de tom loiro bem clara e despois passar a coloração? O que agredi menos? Também estou com a seguinte dúvida e se eu não descolorir e passar a tinrura só na raiz espera uns 5 minutos e depois passar no restante do cabelo, será que fica bom?
    Já comprei a coloração Koleston Cereja. Me ajude??!! Quero mudar esse sábado.
    meu e-mail para contato é lai_lopes1@hotmail.com
    Obrigada e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  17. "Esse é o ruivo natural, aquele que existe de verdade na natureza." Haha! <3 Muito bom.

    ResponderExcluir
  18. Além do ruivo natural que é muito bonito, gosto do tom de borgonha q combina facilmente para quem tem cabelos pretos como os meus e depois é só fazer umas mechas de vermelho mais forte fica lindo!

    ResponderExcluir
  19. Faz quase um ano que consegui entrar pra o hall das ruivas, sempre foi meu sonho. A primeira vez que pintei usei o Bordeaux da Cor e Ton ficou quase do jeito que queria, na terceira usei esse junto com o borgonha profundo da Soft Color que fica quase roxo (no meu ver) ficou do jeito que queria já faz 5 meses que não passo nenhuma tintura e meu cabelo ta que nem na foto (foto com fleche).
    Agora queria pintar de vermelho de novo só que pintar a parte de baixo de outra cor, loiro ou preto.
    Qual vcs acha que combina mais com cabelos cumpridos?
    Como posso fazer isso em casa?
    Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  20. Que tintura que você usou na terceira foto(de cima)! Cor maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a cereja da Kosleston :)
      Mas depois mudaram a tonalizade dela e nunca mais consegui esse resultado com a mesma.

      Excluir
    2. Eu tbm adorei aquela cor. Pra você chegar naquele tom você teve que descolorir o cabelo?

      Excluir
  21. Adorei o blog! Eu não sabia praticamente nada sobre as tonalidades de pinturas, aprendi muito aki! Parabéns! Ah! Lindo cabelo Bruna S.! Bjoos!

    ResponderExcluir
  22. Oi, eu queria uma dica, desde um tempo venho pintando meu cabelo de castanho avermelhado(tonalizante) e agora quero investir num ruivo mais definido, mas não sei qual. Minha pele é rosada e clara, vc acha que ficaria bom se eu pintar de vermelho escuro?

    ResponderExcluir
  23. Oi, vc me ajudou muuuuito com estas dicas. Achei o numero da tinta (cor) em que eu quero que o meu cabelo fique.
    Bjos

    ResponderExcluir
  24. eu tenho luzes de loiro cinza claro e algumas na cor de mel e queria a cor do "ruivo profundo" mencionado acima no posto. Como faço ? Tenho que descolorir o cabelo todo né ? Obrigada!

    ResponderExcluir
  25. queria saber qual o nome da tinta q vc usou para ficar igual na foto do seu perfil ... queria igual pq uso o vermelho intenso e desbota mto rápido..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola !
      Nesse post aqui eu explico direitinho o que fiz:

      http://www.euusoeadoro.com.br/2013/05/como-ser-ruiva-de-caixinha-com.html

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,

      tenho acompanhado seu blog e tbm adorei seu tom de vermelho, mas não tenho coragem de fazer todo esse processo em casa pq meu cabelo é fino, e no momento estou sem grana para tingir em salão, mas ainda estou em busca do vermelho perfeito....rs.
      Tenho pele clara, sardas, enfim...requisitos básicos para uma legítima ruiva, mas... esqueceram de dizer isso para meu couro cabeludo, por isso, pelo menos a cada 2 meses eu tento mostrar isso á ele...rsrs.
      já usei várias marcas, color perfect 5546 (por anos), entre outras: imédia, koleston, majirel, igora, italy, alfaparf, todas ressecaram demais o meu cabelo, sem contar que desbotam muito rápido. Então compre uma nova tinta da marca Alphaline 5.66 + 0.6 (fixador), que ajudaria a fixar mais a cor. Vc já usou esta marca ou conhece alguém que já tenha usado? é boa?

      Abs,

      Suzana

      Excluir
    2. Olaa Suzana :)
      meu couro cabeludo tambem esqueceu de ser ruivo quando nasci, rs

      então, realmente nao conheço essa marca. Vou procurar saber e te falo ! :)

      Bjss

      Excluir
  27. Ola Bruna .
    Então vou tingir o meu cabelo com a coloração Amora da koleston. Só que tenho um a duvida o que faço primeiro progressiva ou coloração?? aguardo sua dica . bjs
    Tayani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola !!
      Eu faço primeiro a progressiva e depois a coloração, pq a coloração desbota se fizer o contrario. Bjs

      Excluir
  28. olá, Bruna. Gostei muito dessa matéria, pois adoro o ruivo. eu gostaria de saber quais as nuances ou como posso conseguir o tom de ruivo profundo. pois é exatamente o q eu quero.
    desde já, muito obrigada.
    Patrícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Patricia,
      vai depender da cor que seu cabelo está. A coloração que conheço nessa tonalidade é o 4466 Vermelho Profundo - Imédia

      Excluir
  29. Hey! FINALMENTE achei uma Bruna ruiva, eu AMEI o tom do seu cabelo, que cor é?Eu estou pensando em pintar meu cabelo de ruivo, mas não queria deixar muito próximo do ruivo natural porque tenho medo de ficar muito castanho, ou sei lá, tenho cabelo cacheado, e moreno, que cor você sugere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii xara,
      qual tom vc tá falando? O "atual" do post ou atual de agora? rs

      Excluir
  30. você ficou linda com todos os tons de ruivo, mas prefiro os mais avermelhados

    ResponderExcluir
  31. Eu tbm adorei a cor da sua terceira foto de cima. Pra você chegar naquele tom você teve que descolorir o cabelo?

    ResponderExcluir
  32. Oi. Adorei matéria. E de todos os tons do seu cabelo eu adorei o da primeira foto, que coloração vc usou?

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Oi Bruna, eu to maluca pra me tornar ruiva cereja, mas estou meio insegura, eu queria uma sugestão de tinta - minha pele é rosadinha e meus olhos são castanhos médios - ah mais uma perguntinha, eu preciso descolorir? - meu cabelo é natural castanho médio e tem luzes loiras - Bjão, linda!

    ResponderExcluir
  35. uso 3666 com 4666 da color perfect da wella Vive desbotando. Então tinjo TODO cabelo. Acabou estragando e tive que cortar. O que fazer ? Uma vez por mês desbota tudo!!!!O

    ResponderExcluir
  36. Oi Bruna.. Me ajuda.. Meu cabelo tava com luzes e mechas loiras. Daí cansei e quis fikr ruiva(qro mesmo chegar ao menos no vermelho cereja) Pintei de vermelho intenso 77.64 e com uma semana depois (olha q loucura) vermelho cereja. Ficou lindo. Mas lavei depois de 5 dias e ele desbotou todo. Ficou laranja. Daí depois passei um tonalizante vermelho, ficou bonito, agora lavei e ficou roxo. Aff. E as mechas q eram loiras ficaram vermelhas. O q eu faço? Por favor me ajude. Será q devi acostumar ele com o vermelho cereja pra ele fikr vermelhão? Hein .. Responde tô desesperada. ��

    ResponderExcluir

imagem-logo
/* Numeração de pagina */